Bancos liberam ANTECIPAÇÃO da restituição do IMPOSTO DE RENDA para estes brasileiros; veja como sacar
A antecipação da restituição do imposto de renda é uma linha de crédito. Entenda quem pode solicitar e verifique as condições.
A restituição do Imposto de Renda é concedida aos contribuintes que comprovam despesas com educação, saúde, doações, entre outras. Todos os anos, a Receita Federal faz o pagamento em cinco lotes.
O primeiro lote, geralmente, contempla idosos, professores e PCDs (pessoas com deficiência). Neste ano, o Governo Federal anunciou que moradores do Rio Grande do Sul poderão ser priorizados para receber a restituição.
Os bancos oferecem a possibilidade de antecipar a restituição, através de uma linha de crédito pessoal.
Antecipação da restituição do Imposto de Renda: vale a pena?
A antecipação da restituição do Imposto de Renda é uma modalidade de crédito oferecida por vários bancos. Essa opção permite que os contribuintes tenham acesso ao valor da restituição antes do pagamento dos lotes pela Receita Federal.
Vamos explorar como funciona esse processo, quais bancos oferecem essa opção e se realmente vale a pena.
Como funciona a antecipação da restituição?
Os principais bancos do país oferecem a antecipação da restituição do Imposto de Renda como uma linha de crédito. Para utilizar esse serviço, o contribuinte deve ser correntista da instituição financeira e optar por receber a restituição em sua conta bancária.
As taxas de juros para essa antecipação variam entre 1,78% e 2,8% ao mês, além do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Quando a restituição é creditada pela Receita Federal, o banco desconta automaticamente o valor da restituição mais os juros acumulados da conta do contribuinte. Assim, a dívida é quitada sem necessidade de ações adicionais por parte do cliente.
Vantagens
- O crédito é liberado imediatamente ou em poucos dias úteis, o que pode ser útil em situações emergenciais.
- Comparado a outras modalidades de crédito sem garantia, como cheque especial ou empréstimo pessoal, as taxas de juros são relativamente menores.
- A dívida é quitada automaticamente quando a restituição é creditada, o que simplifica o processo para o contribuinte.
O que você deve considerar antes de optar pela modalidade
O contribuinte não tem garantia de receber a restituição no primeiro ou segundo lote, o que pode aumentar os juros pagos.
Além do mais, se ele cair na malha fina, terá que cumprir o contrato do empréstimo com o banco, independentemente de receber ou não a restituição do Imposto de Renda.
Por fim,os bancos podem cobrar taxas de serviços, tributos e despesas adicionais, além das taxas de juros. Isso pode aumentar o custo total do empréstimo.
Quais bancos oferecem a modalidade?
Aqui estão alguns dos bancos que oferecem a antecipação da restituição do Imposto de Renda.
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Caixa;
- Santander.
Como saber se eu tenho direito à restituição do Imposto de Renda?
Para saber se você tem direito à restituição do Imposto de Renda, você precisa verificar se o valor total de imposto retido na fonte ao longo do ano foi maior do que o valor do imposto devido. Ademais, a comprovação de gastos com saúde e educação também dão direito à restituição.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/.